Galeria BLAZE BAYLEY

Itens: 1 - 8 de 15
1 | 2 >>

BLAZE BAYLEY

Blaze Bayley é um dos vocalistas de heavy metal mais conhecidos do mundo, que chegou ao posto de frontman do Iron Maiden.
Blaze era um vocalista praticamente desconhecido da banda Wolfsbane, a qual nunca chegou a sair do underground, mesmo tendo lançado o "Live Fast, Die Fast", considerado um álbum impressionante pela crítica.

Em 1994 após algumas audições Blaze Bayley foi escolhido para entrar no Iron Maiden,ele venceu o brasileiro André Matos (que estava no Angra na época) e Michael Kiske que havia saido do Helloween.Reza a lenda que Blaze venceu a disputado,pois Steve Harris e ele eram companheiros de bebedeiras nos pubs Ingleses,eram velhos conhecidos desde 1990. Mas também Blaze foi escolhido porque Steve Harris queria um vocalista totalmente diferente de Bruce Dickinson,para variar o estilo da banda.

Logo depois de entrar no Iron Maiden Blaze sofreu um grave acidente de moto,o que fez com que a turnê teve que ser cancelada por alguns meses,esse também foi o motivo que Blaze não podia se mecher muito no palco pois usava pinos em sua perna no ínicio da turnê.

Em 1995 Blaze, junto com o Iron Maiden, lançou o "The X Factor", um álbum sombrio, devido a fase que Steve Harris (dono e líder da banda) tinha passado. Blaze atingiu ótimas performances vocais, como em Sign of the Cross, Lord of the Flies, Fortunes of War e Blood on the World's Hands. A música Man on the Edge fez sucesso mundial. Mas por incrível que pareça, a recepção a ele e ao novo album não foi das melhores. O Iron Maiden iniciou a "The X factour", e no palco a banda demonstrava garra e vontade invejável.A banda vai pela primeira vez para Àfrica do Sul e Israel,onde são gravados outra versão do clipe de "Man On The Edge",além de "Afraid To Shot Strangers" e Lord OF The Flies".

Em 1998, se iniciaram as gravações do disco "Virtual XI", com temas futuristas e dedicados a Copa do Mundo de futebol. Com um maior astral, o CD mostrou grandes clássicos , como Futureal e The Clansman. Porém, a recepção ao CD foi completamente negativa. Houve boatos de que a banda estava para acabar. Mas em 1999, a revista musical "Rock Brigade" anunciou a saída de Blaze Bayley do Iron Maiden para a volta de Adrian Smith e Bruce Dickinson, fato que logo em seguida foi confirmado oficialmente. O Iron Maiden lançou o album Brave New World. Especulou-se que algumas músicas do referido disco do Iron Maiden foram escritas por Blaze Bayley, o qual confirmou a informação anos mais tarde.


Recomeço

Logo após a demissão, Blaze decidiu seguir em carreira solo. Então realizou um concurso para selecionar os novos membros de sua banda solo. Músicos de vários países enviaram tapes, mas Bayley optou por músicos britânicos de extrema competência.Com os músicos selecionados em meados de 1999,começam então a compor material para o album de estréia.
Em maio de 2000, foi lançado o primeiro trabalho solo da banda, intitulada simplesmente Blaze. Trata-se do álbum Silicon Messiah, cuja temática envolve a inteligência artificial e o mundo do silício. Suas características marcantes são as guitarras pesadas, a bateria direta, baixo de primeira linha e Blaze no vocal. Alguns críticos chegaram a eleger como um clássico de todo o Heavy Metal. A banda era formada, além de Blaze, por John Slater e Steve Wray nas guitarras, Rob Naylor no baixo e Jeff Singer na bateria. A gravadora foi a alemã SPV Records.

A turnê começou dia 13 de maio de 2000 no teatro Red House em Rugeley na Inglaterra,a banda participa do famoso festival alemão Wacken Open Air no meio do ano.
A turnê terminou dia 17 de novembro de 2001 no Festival Motala Metal na Suécia.Em 2001 na segunda parte da turnê,Blaze abriu os shows para o Helloween.

Em novembro de 2001,no fim da primeira turnê,é filmado um show no JB's, em Dudley na Inglaterra para o primeiro dvd da banda,mas infelizmente o audio do show não foi bem captado,então Blaze decide lança-lo apenas como bootleg.Desse show aproveitaram para fazer o clipe da música Ghost in The Machine,o clipe mostra cenas do show com o som da versão da música de estúdio.

Em 2002 Blaze lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Tenth Dimension. O nome do disco e as letras das músicas estão diretamente ligadas ao estudo da física quântica e ao conhecimento secreto que cientistas e autoridades possuem sobre o mundo em que vivemos. Para o disco, os homens não conhecem a realidade, que é camuflada por um discurso declarado. Neste álbum possuem notável relevância clássicos como Stranger to the Light, Speed of light, Kill And Destroy e a faixa título.
Em abril a banda vem pelo Brasil pela primeira vez e faz 8 shows nas cidades:Porto Alegre,Blumenau,Curitiba,Rio de Janeiro,São Paulo,Fortaleza,Recife e Salvador.
A segunda turnê começou dia 17 de janeiro de 2002 no KB, em Malmo na Suécia e termina dia 14 de dezembro de 2002 no JB's em Dudley na Inglaterra.A banda participa pela segunda vez do Wacken Open Air e pela primeira vez no famoso festival italiano Gods Of Metal.
Nessa turnê abriram para Savatage e Overkill.
Após grande sucesso na Europa, Blaze decidiu gravar seu 1º álbum ao vivo, intitulado As Live As It Gets, o audio foi tirado de alguns shows na Inglaterra e um show no Z7 na Suiça.Essas apresentações foram no fim da turnê,aconteceram entre agosto e dezembro de 2002.
O cd conta com os clássicos acima citados, algumas músicas que gravou com o Iron Maiden, como Sign Of The Cross, Futureal e Vírus, entre outras, inclusive com canções da sua primeira banda, o Wolfsbane e um cover do Led Zeppelin .O album sai em março de 2003.

Em dezembro de 2002,depois dos shows que gravaram para o album ao vivo, o baterista Jeff Singer decide sair da banda.Então entra o baterista Phil Greenhouse. Logo depois,em março de 2003 o baixista Rob Naylor deixou a banda sob o argumento de que não se entrosou com o novo baterista contratado e também queria montar sua própria banda. Blaze então contratou Wayne Banks para o baixo,eles fazem shows até junho,quando Phil sai,entra então Jason Bowld para alguns shows,a turnê dá uma pausa em agosto.
A turnê é retomada somente em dezembro,para 5 shows,sendo 4 na Alemanha,convidados de Doro. O guitarrista Jason Banks substituiu John Slater nesses shows.

A turnê de 2003 começou dia 18 de janeiro no King's Head em Fulham na Inglaterra e terminou dia 31 de dezembro em Osnabruck na Alemanha,foi a turnê mais curta com apenas 19 shows em todo o ano,no fim da excurssão, Blaze abriu 4 shows para a cantora alemã Doro.

Em abril de 2004 o álbum Blood & Belief é lançado. O disco é uma auto biografia das dificuldades suportadas por Blaze, em relação a sua vida pessoal: problemas com o alcoolismo, separação da esposa, demissão de músicos da banda, problemas com o produtor, entre outros acontecimentos. Nas músicas Blaze conta como os problemas aconteceram e como os superou.
O baterista Jason Bowld após gravar a bateria do album sai e entra Dave Night para a turnê.
È feito o clipe da música Hollow Head na casa de Blaze.

O anos de 2004 e 2005 foram muito difíceis para Blaze, pois a formação da banda estava sendo constantemente alterada,em julho depois de alguns shows para promoção do album Blood and Belief,é anunciada a saída dos dois ultimos membros originais,os guitarristas John Slater e Steve Wray,que sairam para formar a banda Rise To Addiction. como se não bastasse o baterista Dave Night e o baixista Wayne Banks comunicam que vão se desligar da banda também,e vão tocar com Robin Gibb.
Durante toda a turnê de 2004, como Blaze abriu muitos shows para a alemã Doro ele constantemente era convidado para cantar alguma música no palco com a cantora. Um desses shows no Wacken Open Air na Alemanha foi gravado um dvd,que tem Blaze e Doro cantando a música Fear Of The Dark do Iron Maiden.
Outro show de destaque foi em Istambul na Turquia,quando houve um encontro entre os ex-vocalistas do Iron Maiden ,Blaze e Paul Di' Anno que se juntaram no palco e cantaram algumas músicas.
Então em setembro de 2004,Blaze contrataou o baixista Nick Douglas (Doro) - que já havia tocado com Blaze no Festival Metal Daze na Suiça em agosto de 2003. os guitarristas Oliver Palotai (Uli Jon Roth) - que já havia substituido John Slater em alguns shows no inicio da turnê. Luca Princiotta (The Clairvoyants) - Blaze conheceu Luca após um show que participou em maio de 2004 com a banda italiana cover do Iron Maiden,The Clairvoyants. e o baterista Daniel Loeble que foi emprestado da banda Rawhead Rexx.
Com a nova banda a turnê é rotomada a turnê dia 30 de setembro de 2004,no Velvet em Pordenome na Itália.

È anunciada a gravação de um dvd em dezembro em Dudley,mas infelizmente o projeto foi abortado.

Essa formação duraria até o inicio de 2005,quando o baterista Daniel Löeble vai para a banda alemã Helloween e o baixista Nick Douglas volta para a banda de Doro.

No fim de abril,entra Christian Ammann no baixo e Daniel Schild na bateria.A banda segue então fazendo shows até o fim do ano,fechando a turnê do Blood and Belief.

Em julho de 2005 ele participa de 2 shows com a banda italiana cover do Iron Maiden,The Clairvoyants a convite de Luca Princiotta.

A turnê do Blood and Belief começou dia 18 de março de 2004 em Praga na República Tcheca e terminou dia 17 de dezembro de 2005 no JB's em Dudley na Inglaterra,onde é tocada uma música inédita chamada "Sin By Sin". Novamente Blaze abriu muitos shows para Doro e um para a banda Whitesnake. Foi a turnê que a banda mais teve mudanças em seus membros.

Apesar da formação estar estável em 2006,Blaze faz apenas um show em agosto no Z7 na Suiça,em outubro a banda entra em estúdio para gravação de um novo album.

Em janeiro de 2007, após muitas brigas internas de músicos com o empresário de Blaze os membros decidem sair da banda,e o material que eles estavam compondo para o proximo album são descartadas,uma música dessa época que "morreu" foi a Syn By Sin.

Logo depois,Blaze recebeu um telefonema o convidando para tocar no Festival Metal Mania na Polônia em março,então reuniu alguns músicos rapidamente,e depois de poucos ensaios gravaram o DVD Alive in Poland que foi lançado no meio do ano.A banda foram os guitarristas Rich Newport e Nick Bermudez,o baixista Dave Bermudez e o bateris Rico Banderra.

Essa formação faz apenas 4 shows,em junho,Blaze rompe com o empresário e o baterista que era filho do próprio.

Blaze então aproveita que está sem baterista,e de agosto até outubro de 2007, Blaze faz uma turnê de somente shows acústicos,ele canta a música "Wasted Years".O curioso é que ele nunca havia cantado essa música quando estava no Iron Maiden. Essa turnê acústica é batizade de "Soundtrack Of My Life",teve 13 shows. Começou dia 24 de agosto no Festival Patriot Games Rock e terminou dia 13 de outubro no Novi Beograd na Sérvia.
Em outubro Blaze faz alguns shows com o Wolfsbane,sua primeira banda.

Em novembro é anunciada a saida do guitarrista Rich Newport,que queria se dedicar a dar somente aulas de guitarra, e entra em seu lugar, Jay Walsh. Entra também o baterista Lawrenve Paterson,depois de algumas audições.E então começam a compor para um novo album.

Em 2008, com um novo empresário,que era sua esposa Debbie, e com os novos integrantes,lançam então em julho o álbum The Man Who Would Not Die que é lançando de forma independente,pois Blaze estava cheio de lidar com pressões de gravadoras e então monta seu próprio selo,a fim de ter mais liberdade em seu trabalho e menos pressões externas. Este disco gerou grande repercussão no mundo todo, e foi considerado pela crítica um dos melhores lançamentos dos últimos 10 anos do Heavy Metal. Os integrantes da banda que participaram da criação deste disco foram Nick Bermudez e Jay Walsh nas guitarras, Dave Bermudez no baixo e Lawrence Paterson na bateria.

No meio do ano, sai o single e clipe da música Robot.

Em julho,Debbie, a esposa e empresária de Blaze é diagnosticada com cancer no cérebro,então Blaze para a turnê e cancela para o inicio de 2009 os diversos shows marcados para o Brasil na época. No dia 27 de setembro,Debbie falece.
Em 13 de dezembro de 2008,é gravado no Z7 na Suiça,o dvd e cd ao vivo "That Night Will Not Die",o dvd é lançado em março de 2009.
A turnê do album The Man Who Would Not Die" começa dia 7 de março de 2008 no Thunder Road na Itália e termina dia 5 de dezembro de 2009 no Z7 na Suiça,é a turnê com o maior número de shows da banda!

No inicio de 2009 a banda volta ao ao Brasil,depois de 7 anos e faz 11 apresentações com ótima recepcidae do público.

Em setembro de 2009 entram em estúdio para gravação de um novo album.

Em fevereiro de 2010 foi lançado o disco Promisse and Terror. A formação dos músicos é a mesma. Houve uma promoção de lançamento do disco na Grécia. A turnê para divulgação do disco se iniciou no mês de fevereiro.Blaze Bayley mostra que está mais vivo do que nunca e esbanja vigor nas apresentações ao vivo. No meio da turnê Larry Peterson deixa a banda, junto com a Manager Anna, mas Larry ja vinha sendo substituído desde Março por Claudio Tirincanti, devido à doenças, Claudio ficará pelo menos até terminar a turnê.

Em janeiro de 2011 são anunciados mais shows no Brasil incluindo um totalmente de graça na cidade de Macaé/rj no dia 15 de janeiro no festival de verão da própria e a turnê do album Promisse and Terror segue. Também é anunciado a gravação de um novo album de estúdio da Wolfsbane e uma mine turnê.


Formação Atual
•    Blaze Bayley- Vocals (Março 1999–presente)
•    David Bermudez - Baixo (Março 2007–presente)
•    Nico Bermudez - Guitarra (Março 2007–presente)
•    Jay Walsh - Guitarra (Novembro 2007–presente)
•    Claudio Tirincanti - Bateria (Maio 2010–presente)


Antigos Membros
•    Steve Wray - guitarra (Março 1999-Julho 2004
•    John Slater - guitarra (Março 1999-Julho 2004)
•    Rob Naylor - baixo (Março 1999-Março 2003)
•    Jeff Singer - bateria (Março 1999-janeiro 2003)
•    Jason Banks - guitarra (dezembro 2003) substituiu John Slater
•    Luca Princiotta - guitarra (Setembro 2004-Janeiro 2007)
•    Oliver Palotai - guitarra (Setembro 2004-Janeiro 2007)
•    Rich Newport - guitarra (Março 2007–Novembro 2007)
•    Wayne Banks - baixo (Abril 2003-Julho 2004)
•    Nick Douglas - baixo (Setembro 2004-Fevereiro 2005)
•    Christian Ammann - baixo (Abril 2005-Janeiro 2007)
•    Phil Greenhouse - bateria (Janeiro–Junho 2003)
•    Jason Bowld - bateria (Agosto 2003–Março 2004)
•    Dave Knight - bateria (Abril-Julho 2004)
•    Daniel Löble - bateria (Setembro 2004-Fevereiro 2005)
•    Daniel Schild - bateria (Abril 2005-Janeiro 2007)
•    Rico Banderra - bateria (Março-Maio 2007)
•    Lawrence "Larry" Paterson - bateria (Novembro 2007–Maio 2010)


Turnês
•    Silicon Messiah Tour 2000-2001
•    Tenth Dimension Tour 2002
•    As Live as It Gets Tour 2003
•    Blood And Belief Tour 2004-05
•    Confusion Fusion Tour março/abril 2007
•    Soundtrack Of My Life Acustic Tour agosto/outubro 2007
•    Guess The Line Up Tour outubro/dezembro 2007
•    The Tour That Will Not Die 2008-2009
•    Promise And Terror Tour 2010-2011


Discografia


Com o Wolfsbane
•    Live Fast, Die Fast (1989)
•    All Hell's Breaking Loose Down at Little Kathy Wilson's Place (1990)
•    Down Fall The Good Guys (1991)
•    Massive Noise Injection (1993)
•    Wolfsbane (1994)


Com o Iron Maiden
•    1995 - The X Factor
•    1998 - Virtual XI


Carreira Solo
•    Silicon Messiah (2000)
•    Tenth Dimension (2002)
•    As Live As It Gets (2003)
•    Blood & Belief (2004)
•    The Man Who Would Not Die (2008)
•    The Night That Will Not Die (2009)
•    Promise And Terror (2010)

DVDS
•    Live at Dudley (2001) (Bootleg "Oficial")
•    Alive in Poland (2007)
•    The Night That Will Not Die (2009)